domingo, 10 de maio de 2009

Onde se põe o calcanhar de Aquiles?

Força? Coragem? Honra? — que eles têm que me prendem a atenção?
Amor? Audácia? Beleza? — que eles têm que eu não tenho?

Que fazem esses heróis com o meu coração? Ao vê-los, vejo a mim! Vivo dores, desafios, glórias! Vivo sonhos que me forram o sono...

Ah!, essa sede pelo poder — essa pretensão de me ter dono do próprio umbigo!
Autoconfiança? Sabedoria? Liderança? — que eles têm que eu poderia ser?

Heróis não são deuses, e o seu maior privilégio é a mortalidade. Os deuses invejam os homens por isso! — Um período razoavelmente curto para se fazer vitórias, derrotas, história; um período extraordinariamente curto para se viver mediocremente!

Que me torna medíocre, afinal? — Covardia? Fraqueza? Paixão?

— Torna-te aquilo que é! Homem, medíocre é o que tem feito consigo mesmo!

— Que tenho feito de mim, afinal? Que tenho feito daquilo que sou?

Um comentário:

Black lilies disse...

Crescer...
Uma chance merecer...
Ou criar possibilidades?

Tudo ou nada pra ser
Aquiles, Caronte, Sísifo,
Ulisses... ou Édipo.
Ou, na pior das possibilidades,
nada disso ser.
E só se ir sendo e sendo.
Talvez o calcanhar esteja
Naquilo o que mais precisamos
pra nos humanizar:
Tudo recomeçar, mudar
Adeus.