quarta-feira, 27 de maio de 2009

All you need is love

Sim, Lennon, sei que amor é tudo de que precisamos. Mas já parou para pensar quantos significados essa palavra tem? Talvez existam tantos significados para o rótulo "amor" quanto existem pessoas no mundo! Sentimentos não podem ser — universalmente — tão bem definidos quanto casa, cachorro e árvore — você sabe.

Mas há algo em comum em se tratando do amor. Quer dizer, há algo em comum nas diversas formas de se amar, de se sentir o amor. E há uma linha da psicologia que parece retratar, oportunizar e se instrumentar das condições que molduram esse sentimento. Não é por acaso que ela, a terapia centrada na pessoa, semeada pelo humanismo, é não raro taxada de romântica (até mesmo utópica!). "Que condições são essas?", você perguntaria a mim. Elas são nada mais que posturas, que maneiras de se colocar em relação ao outro. É uma espécie de envolvimento, de entrega ao mundo daquele que se abre a nós — entrega que não se confunde com "identificação", com simbiose (dois seres tornarem-se um). Sucintamente, é uma relação permeada de aceitação, empatia e congruência.

Se não há empatia, não há amor. A paixão, por outro lado, e dentro do significado que lhe guardo, carece substancialmente de empatia, uma vez que o propósito primordial desse estado de espírito consiste em satisfazer imediata e incondicionalmente os desejos do apaixonado. A empatia, por outro lado, é o movimento de se colocar no lugar do outro, de compreender a maneira com que o outro percebe e vivencia situações, sentimentos, opiniões. Caso ela se ausente, tem-se normalmente o que conhecemos por egoísmo.

Hoje, em sala de aula, contemplamos uma atmosfera inefavelmente pintada de amor. Foi uma pena contarmos com tão poucos alunos presentes. Por outro lado, talvez a presença de todos inviabilizasse o que foi vivenciado.

Quero deixar um grande abraço ao professor Walter Parreira, que desde o ano passado tem trazido mais alegria, simpatia e amor para as minhãs manhãs (para as nossas manhãs, se é que posso generalizar). E outro forte abraço a todos aqueles que acreditam que o mundo pode ser muito melhor do que é! — Basta acreditarmos...

5 comentários:

nay disse...

"eu acredito, acredito..."

Érica disse...

Nossa, que positivo.
Adorei, estou até me sentindo melhor.
:)

Ludmila disse...

Eu também acredito =)
E parabéns vc escreve mtoo bem!!
bjao

Unknown disse...

All we need is love ! :)

Anônimo disse...

Claro que faz, com o poder do seu escrito ja o conseguiu fazer,por meio destas linhas.